Diante dos inúmeros problemas de saúde associados ao sedentarismo, as academias têm ganhado cada vez mais destaque na promoção de atividades físicas, atuando como agentes centrais na oferta de um estilo de vida mais saudável. Entretanto, apesar de extremamente benéficas, as atividades físicas também possuem riscos, pois quando realizados sem avaliação médica, estes exercícios podem trazer danos significativos à saúde.

Por que avaliar?

Dentre os frequentadores das academias, muitas pessoas buscam esses estabelecimentos para melhorar sua saúde quando esta já se encontra debilitada. Pelos hábitos de vida pouco saudáveis praticados previamente, estas pessoas apresentam um risco maior de desenvolver doenças pulmonares e cardiovasculares, que são as maiores causas de mortalidade no mundo, tornando assim a avaliação médica um recurso fundamental. Mesmo aqueles alunos que gozam de boa forma também podem apresentar doenças assintomáticas, as quais podem progredir para quadros mais graves ou óbito, se não acompanhados de forma adequada.

Avaliação médica x avaliação física

Há muita confusão com os termos “exame médico” ou avaliação médica e “avaliação física”. O exame médico tem o objetivo de identificar patologias e anormalidades que podem interferir ou complicar a realização de uma simples atividade física. É nesse procedimento que o aluno é considerado apto ou não para a realização da atividade física. A avaliação física, por outro lado, consiste em avaliar a capacidade funcional do aluno e melhorar seu nível de treinamento. Na realização dessa avaliação, o praticante já deve ter passado pelo exame médico e saber que está apto a ingressar na academia.

A importância do exame médico

Apesar da avaliação médica de aptidão física ser subestimada nas academias, todas as diretrizes médicas recomendam a realização deste exame para garantir que o praticante esteja apto ao exercício, sendo inclusive obrigatória em vários estados e municípios. Além disso, cada vez mais academias têm se conscientizado sobre a importância deste exame, tanto pela preocupação com a saúde de seus alunos, como também por esta ser uma medida de segurança para a própria instituição, uma vez que durante a prática de exercícios realizada dentro do estabelecimento, a academia também é responsável pela segurança de seus clientes.

Dificuldades em exigir o exame

Problemas como custos elevados das consultas ou dificuldade de acesso ao serviço médico muitas vezes acabam desestimulando o praticante a ter este cuidado preventivo com sua saúde, podendo tornar-se, em parte, negligente com a própria saúde ou até mesmo acabar desistindo da atividade física. A academia, por outro lado, pode ter atrito na relação com os alunos ao cobrar os atestados.

Tendo em vista essas dificuldades, a Medfit surgiu para propor uma solução!

A solução

O projeto Medfit visa levar o serviço médico de avalição física até a academia de forma prática e fácil. Além do profissional, levaremos os equipamentos necessários para o atendimento, cabendo ao estabelecimento apenas fornecer uma sala para a realização das consultas. Nestas consultas investigamos o histórico familiar, as condições físico-clínicas do aluno e realizamos os exames necessários na própria academia, evitando assim burocracias adicionais. Dessa maneira, avaliaremos se o aluno está apto para a prática desportiva e orientaremos cada um de acordo com sua necessidade.

Quanto ao envolvimento da instituição, o estabelecimento pode participar de maneira ampla e oferecer nosso atendimento como parte dos serviços da instituição, ou atuar como intermediadora entre a Medfit e os usuários interessados, apenas oferecendo nossos serviços.

Formas de adesão

Adaptamos nosso atendimento de acordo com as necessidades da academia. As consultas podem ser realizadas de forma eletiva, na qual os alunos podem optar por aderir ou não ao exame e realizar o pagamento de forma individualizada, sem custos diretos para o estabelecimento. Outra opção é a instituição diluir o valor nas matrículas e mensalidades para uma adesão plena dos alunos.

Solicite um orçamento com a gente.

Resultado

Através da parceria com a Medfit, a academia obterá mais facilmente a avaliação recomendada para a prática desportiva, com ampla adesão dos clientes. Dessa maneira, o estabelecimento estará mais seguro e protegido contra eventuais imprevistos, além de demonstrar sua atenção com o bem-estar dos usuários como um diferencial. Os alunos, por sua vez, se sentirão mais tranquilos em relação a sua saúde e confiantes na academia.

Fale Conosco

(41) 9 9959-1727

(41) 9 9959-1727

logotipo medfit scroll

logotipo medfit scroll